Embaixador da Alemanha abre pós-graduação do TCEMG

O Embaixador da Alemanha no Brasil, Wilfried Grolig, ministrou aula magna no Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais – TCEMG, nesta segunda-feira (10), em lançamento do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo. A solenidade ocorreu no Auditório Vivaldi Moreira e contou com a presença do Cônsul Honorário da República Federal da Alemanha em Minas Gerais, Victor Sterzik, a Presidente do TCEMG, Conselheira Adriene Andrade entre outras autoridades do Tribunal de Contas e do Estado.

O Programa de Pós-Graduação deste ano é o primeiro a ser realizado exclusivamente pela Escola de Contas sem a participação de outra instituição de ensino. No ano passado, a Escola do TCEMG foi credenciada pelo Conselho Estadual de Educação, filiado ao MEC, como escola de governo.

A Presidente Adriene Andrade e os conselheiros do TCEMG receberam o diplomata e sua comitiva na sala de reuniões da presidência. Em seguida, no Auditório Vivaldi Moreira, o Embaixador falou sobre o tema “O controle dos gastos públicos e sua relação com o desenvolvimento econômico” para os convidados do evento e alunos do Curso de Especialização em Gestão Pública da Escola de Contas.

Na solenidade, a Presidente Adriene Andrade falou sobre a honra de receber o embaixador em nosso país, “não somente pelo rico currículo e sapiência de mestre, mas também por representar um país que faz parte da nossa cultura através dos imigrantes que se estabeleceram em quase todas as regiões do Brasil”. Destacou, ainda, a inclusão do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais no calendário das atividades comemorativas “Alemanha+Brasil 2013-2014 – Quando Ideias se Encontram”.

A Conselheira enfatizou a importância do encontro citando a influência do Direito Alemão no Direito Brasileiro. “A aclamada “boa fé objetiva”, inovação em nosso Código de Defesa do Consumidor, tem seu nascedouro no Direito Alemão e inspirou e inspira até hoje juristas da nossa geração”, exemplificou a Presidente.

Já o embaixador fez um relato sobre o controle das contas públicas da Alemanha por meio do Tribunal Federal de Contas e uma breve comparação ao sistema no Brasil. De acordo com Grolig, o país europeu poderá economizar até 25 bilhões de euros caso adote as considerações feitas pela corte alemã nas contas de governo.

Pós-Graduação

O curso cumprirá três módulos: disciplinas fundamentais, seminários temáticos e disciplinas metodológicas. O segundo módulo poderá ser substituído por um dos cursos de aperfeiçoamento, também oferecidos pela Escola, com 180 horas-aula cada, que são os cursos de Direito Público aplicado ao Controle Externo e Auditoria de Obras e Serviços de Engenharia.

O novo programa acadêmico-pedagógico de Pós-Graduação da Escola de Contas é alicerçado no princípio da autonomia para aprender e no conceito de trilhas de aprendizagem, que permitem ao aluno construir, dentro da estrutura curricular disponível, conteúdos que melhorem seu desenvolvimento profissional. Já nesta primeira edição e seguindo a ideia da autonomia na aprendizagem, a Escola de Contas oferta estes três cursos de Pós-Graduação, sendo um de Especialização e dois de Aperfeiçoamento.

Além da Presidente e do Embaixador, estiveram presentes na aula magna o Controlador-Geral do Estado de MG, Plínio Salgado, o Corregedor do Tribunal de Contas de MG, Conselheiro Cláudio Couto Terrão, o Vice-Presidente do Tribunal de Contas de MG, Conselheiro Sebastião Helvécio, o Auditor-Geral do Município, Milton de Souza Junior, o Presidente do Corpo Consular em Minas Gerais e Cônsul Honorário da República da Turquia em Minas Gerais, Manoel Ferreira Guimarães Neto, o Subprocurador-Geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, Daniel de Carvalho Guimarães, o Desembargador José Antonio Baia Borges, o Conselheiro Gilberto Diniz, o Conselheiro Substituto Hamilton Coelho, as Procuradoras Sara Meinberg e Elke Soares e a Diretora da Escola de Contas, Natália Raquel Araújo.

Fonte: Assessoria de Jornalismo TCEMG