“O exercício do poder com base em princípios éticos” é tema de encontro

Bymariana.oliveira

A Corregedoria do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) promoveu na segunda-feira,29/02, mais uma edição do Projeto Ética na Corte de Contas – eu conheço, pratico e divulgo. O exercício do poder com base em princípios éticos foi o tema abordado pela coordenadora da Corregedoria, Roberta Moraes Raso, durante palestra realizada no auditório da Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo.

Segundo a coordenadora, os “líderes podem exercer o poder baseado na coerção e na utilidade, mas somente o poder baseado em princípios leva à cooperação com o mínimo de oposição, uma vez que é baseado no respeito, confiança e admiração dos liderados pelo líder”. Roberta também falou sobre as ferramentas do poder baseado nos princípios do Código de Ética (Resolução TC nº 14/2013).

Durante o encontro os gestores, Luiz Cláudio Mendes e Renata Perét, encenaram duas situações de trabalho envolvendo o líder e o liderado. Na primeira, foram observados os princípios do código de ética do Tribunal e, na segunda, esses princípios foram ignorados.

O projeto, de responsabilidade da Corregedoria, e liderado pelo conselheiro Mauri Torres, tem como principal objetivo aprimorar a cultura ética no TCEMG e conscientizar os servidores a respeito da importância de pautarem suas condutas nos valores e princípios éticos, de forma a zelar pela manutenção da boa imagem e reputação da Instituição perante os jurisdicionados e a sociedade.

mariana.oliveira administrator

X