Diretora Geral conta experiência do TCEMG em evento de transparência na PBH

Bymariana.oliveira

A Diretora Geral, Raquel Simões, representou o Presidente do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCEMG), Conselheiro Sebastião Helvecio, no evento “Transparência pública nas instituições governamentais – UK & PBH”, realizado dia 27 de março, pela manhã, na sede da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). A iniciativa é uma parceria do município com a Embaixada do Reino Unido no Brasil.[leia mais]

 

A palestra “Transparência: Experiência do Tribunal de Contas” foi apresentada pela Diretora Geral aos presentes. Raquel Simões citou o trabalho do Centro de Integração da Fiscalização e de Gestão da Informação Estratégica, conhecido como Suricato, que produz informações úteis para a fiscalização e prestação de contas à sociedade. “O Tribunal de Contas dispõe de um banco de dados e informações imenso. Temos acesso aos dados de todos os municípios e do Estado. O nosso maior desafio é trabalhar estes dados de forma útil para o cidadão”, afirmou.

A Diretora ressaltou que o Tribunal já cumpre a Lei de Transparência e oferece vários canais de acesso ao cidadão, como o portal Minas Transparente e o sistema “Fiscalizando com o TCE”. De acordo com ela, o sistema “Fiscalizando com o TCE” é uma das áreas mais acessadas no portal, principalmente a aba que se refere às empresas de pequeno porte (EPP). “O recurso de busca de EPPs facilita para o gestor, no momento da compra para o município, identificar as microempresas da região. Assim, promove o desenvolvimento local, gerando mais trabalho e benefícios para o cidadão”, ressaltou a Diretora.

O evento, que teve como objetivo debater questões acerca de transparência pública, recebeu a Chefe do Setor de Transparência do Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido, Eleanor Stewart. Participaram também Paulo César Miranda Bruno, representando a Controladoria Geral da União (CGU); Margareth Suzana Travessoni Gomes, representando o Governo de Minas; José de Freitas Maia, Controlador Geral do Município; José Antonio Neto, Cônsul Honorário do Reino Unido; a Secretária de Prevenção da Corrupção e Informações Estratégicas do Município de Belo Horizonte, Maria Fernanda de Morais e o Secretário de Desenvolvimento Municipal da Prefeitura de Belo Horizonte, Eduardo Octaviano Bernis.

Troca de experiências

O Gerente de Projetos da Embaixada Britânica em Brasília, Silvio Aquino; o Cônsul Honorário do Reino Unido, José Antonio Neto e a Chefe do Setor de Transparência do Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido, Eleanor Stewart visitaram o Tribunal de Contas e Instituto Rui Barbosa (IRB) na tarde do mesmo dia. O Conselheiro Ouvidor José Alves Viana e o Conselheiro Gilberto Diniz receberam os visitantes. “Estamos de portas e corações abertos e esperamos estabelecer parceria em transparência. Que seja início de profundo relacionamento”, frisou Viana.

Na reunião, estavam presentes também, a Diretora Geral do TCEMG, Raquel Simões, além de gestores e assessores. Os sistemas informatizados de transparência do Tribunal como o portal Minas Transparente, Geo-Obras e Fiscalizando com o TCE foram explicados aos visitantes. A ferramenta “Fiscalizando com o TCE” foi demonstrada passo a passo aos visitantes, que ficaram impressionados com o fato do “cidadão ter um contato tão direto”, afirmou a Chefe de Transparência do Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido, Eleanor Stewart, que também falou dos sites de transparência do Reino Unido. Eleanor também elogiou o leiaute do site, dizendo que ele é “atraente” e que isso é importante.

mariana.oliveira administrator

X