Contadores do TCE participam de curso de Auditoria Pública

Bymariana.oliveira

Teve início nesta manhã, 06/08, no laboratório de informática da Escola de Contas Professor Pedro Aleixo, o Curso de Auditoria Financeira no Setor Público.

Ministrado pelo auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU), Henrique Ferreira de Souza Carneiro, o curso contou com 27 servidores, em sua maioria contadores lotados na Superintendência de Controle Externo, em especial a equipe coordenada pela servidora Regina Lopes.

O palestrante, que também atuou como analista de Finanças e Controle da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), esclarece que a Auditoria Financeira sempre foi relegada a segundo plano para o setor público; com a convergência da contabilidade às normas internacionais, a Auditoria também seguiu essa mesma direção e constitui hoje tema central das contas de governo.

Segundo o professor, o curso se subdividirá em quatro etapas, sendo a primeira delas uma introdução teórica, que conceituará Auditoria Pública – “o que é? Para que Serve?”. A segunda etapa é o momento de condensação em que serão tratados o planejamento, a execução e o resultado; na terceira e última etapa serão dadas noções de auditoria técnica aplicada à contabilidade, tudo com base no Manual de Auditoria Financeira do TCU – 2016, “melhor referência de auditoria financeira no setor público”, afirma Henrique Carneiro.

O curso Auditoria Financeira no Setor Público será ministrado nos dias 06/08/2019 a 09/08/2019, de 8h às 17h, e contará ainda com a apresentação de estudos de caso.  “A proposta é que, ao final, a equipe saia sabendo como fazer Auditoria Pública”, garante o auditor do TCU.

Denise de Paula / Coordenadoria de Jornalismo e Redação

mariana.oliveira administrator

X