Alunos da pós participam das aulas presenciais durante encontros no interior

Os alunos do primeiro curso à distância de pós-graduação da Escola de Contas estiveram presentes nos encontros técnicos realizados em seis cidades mineiras, nos meses de junho e julho, para desenvolvimento de conteúdo e solução de dúvidas diretamente com os professores. As aulas aconteceram em Juiz de Fora, Itajubá, Montes Claros, Governador Valadares, Uberlândia e Nova Serrana. O curso Gestão Pública e Controle com Foco em Resultados também teve uma etapa presencial na Conferência de Controle Externo, realizada em maio, em Belo Horizonte.[leia mais]

Gustavo Terra Elias, Coordenador de Capacitação da Escola de Contas, elogiou o empenho e a participação dos alunos que enfrentaram oito horas de atividades em sala de aula, após o encontro técnico, para aprofundar no tema licitações públicas, discutido nas palestras. Ele destacou que, a cada encontro, fica mais evidente o interesse dos pós-graduandos, sempre em busca de novidades e soluções.

Segundo Gustavo, a formação técnica é de fundamental importância para o crescimento profissional. Esse novo curso, na plataforma virtual, tem como objetivo facilitar o acesso dos alunos aos conhecimentos especializados para que venham desempenhar com excelência as atribuições de seus cargos. “A pós-graduação oferecida pelo Tribunal de Contas visa suprir a necessidade de capacitação dos seus jurisdicionados e funcionários, além de ser uma política pública estabelecida na Constituição”. Estão matriculados cerca de 500 alunos, de 180 municípios mineiros.

De acordo com a Diretora da Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo, Natália Araújo, a instituição está programando outra rodada de aulas presenciais ainda para este segundo semestre de 2015. A ideia é coincidir novamente com uma segunda série de encontros técnicos no ano. “Ao combinar os encontros que percorrem o Estado com as aulas presenciais, facilitamos a logística não só para a Escola de Contas e para o Tribunal, como também para os alunos, que podem aproveitar seus deslocamentos para participar de duas ações de capacitação simultâneas. Dessa forma, difundimos mais conhecimento, trocamos mais experiências e reduzimos os custos, otimizando a aplicação dos recursos públicos”, explicou a diretora.

Bruno dos Santos Hortêncio é aluno da Escola de Contas e funcionário da prefeitura de Veríssimo, no Triângulo mineiro. Ele foi até Uberlândia participar do Encontro Técnico e participar das aulas presenciais. Para ele, os encontros são boas oportunidades de se discutir e tirar dúvidas. “Acho que Tribunal deveria estender esses momentos de debate principalmente aos gestores, ordenadores de despesa, prefeitos e vereadores, para que eles tomem ciência do que é a administração pública” – opinou o aluno.

As aulas foram ministradas pelos professores e analistas do TCEMG, Gustavo Terra Elias, Paulo Henrique Figueiredo, Nájila Jacques Ferreira e Pedro Henrique Magalhaes Azevedo sobre o tema “Planejamento de Compras e falhas comuns por falta de planejamento”.