Encontro técnico em BH lota sede do TCEMG

Bymariana.oliveira

Cerca de 400 representantes de municípios da região central lotaram o auditório Vivaldi Moreira do Tribunal de Contas do Estado Minas Gerais (TCEMG) para a sétima etapa do Encontro Técnico o Tribunal de Contas e os Municípios 2014: Gestão Responsável em Ano Eleitoral. A série de encontros técnicos, que ao final terá percorrido oito macrorregiões de Minas, tem o objetivo de contribuir para a efetividade da gestão de recursos públicos estaduais e municipais, por meio da capacitação de agentes públicos que atuam nos 853 municípios do Estado.

 O Conselheiro do TCEMG, Wanderley Ávila, representou a Presidente Adriene Andrade, na abertura do evento. O Conselheiro, que já atuou como gestor público, destacou o caráter pedagógico que oTribunal de Contas desempenha. “Como Prefeito de Pirapora, por diversas vezes, recorri ao Tribunal para solicitar informações”, lembrou. Na opinião do decano da Corte de Contas é “indispensável o desenvolvimento de ações pedagógicas, que visem o aperfeiçoamento, que contribuam para a capacitação de todos aqueles que cuidam da gestão pública.”.

O Conselheiro também ressaltou a relevância da escolha do tema desse ano para a série de encontros técnicos. “É importante a gestão responsável e o zelo no ano eleitoral por parte dos administradores públicos já que muitos são os impedimentos relevantes no que toca a administração da res (coisa) pública . Assim, no momento de eleição, símbolo máximo do princípio republicano que nos norteia, é que se faz necessário todo o trabalho de orientação por parte desta Corte de Contas” afirmou.

A Superintendente Geral da Associação Mineira de Municípios (AMM), Cristina Márcia de Oliveira Mendonça, representou o Presidente da AMM, Prefeito de Barbacena, Antônio Carlos Andrada. Cristina Márcia parabenizou o TCEMG pela escolha do tema e realçou que “como 60% dos recursos públicos são concentrados na União e 25% no Estado, vamos escolher nas urnas os responsáveis pela aplicação de 85% dos recursos públicos.”. Segundo ela “é fundamental que os gestores públicos municipais tenham conhecimento dos limites de suas atuações nesse período, porque isso garante o pleno exercício da democracia e da cidadania”.

 A Diretora da Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo, Natália Araújo, foi a  responsável por ministrar a palestra Gestão e Eleição, idealizada pelo Vice-Presidente do TCEMG, Conselheiro Sebastião Helvecio. A Diretora falou sobre o papel da Corte de Contas no processo democrático. Para ela “o que o Tribunal de Contas quer dizer é que está envolvido no processo eletivo, tão envolvido que deve zelar para que ele transcorra na maneira mais tranquila possível e isso significa preservar a máquina pública das ingerências e influências sobre as escolhas deste ou daquele candidato, esse é o papel que nos assiste quanto Tribunal de Contas nesta festa democrática que é a eleição.”

 Compuseram a mesa de honra do Encontro Técnico o Tribunal de Contas e os Municípios 2014: Gestão Responsável em Ano Eleitoral, os Conselheiros do TCEMG Wanderley Ávila e José Alves Viana; o Conselheiro Substituto, Hamilton Coelho, o Procurador Geral do Ministério Público junto ao TCEMG, Daniel Guimarães, a Superintendente Geral da AMM, Cristina Márcia de Oliveira Mendonça, o Presidente da Comissão de Advocacia de Contas da OAB-MG, Flávio Boson Gambogi, e o Conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais, Alexandre Bossi.

 Durante a tarde as servidoras do TCEMG, Nájila Jacques e Ornella Dell Oro, ministraram as palestrasErros Frequentes em Licitações e  Cuidados Especiais ao Licitar e Contratar em Ano Eleitoral eConcursos Públicos e Cuidados Especiais em Ano Eleitoral, respectivamente. Amanhã, 23 de julho de 2014, a servidora Natália Aparecida Ferreira irá ministrar a palestra Sicom e a Lei de Acesso à Informação por meio do Portal Minas Transparente e a Coordenadora de Patrimônio do TCEMG, Denise Mariano de Paula, irá abordar o tema As Novas Regras da Contabilidade: Aspectos Práticos da Depreciação Patrimonial.

O evento é uma parceria entre o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) e aAssociação Mineira de Municípios (AMM) e conta com cerca de quatrocentos (400) inscritos.

 

mariana.oliveira administrator

X