Evento em Paracatu encerra série de encontros técnicos

Bymariana.oliveira

 Em um auditório completamente tomado por representantes de órgãos públicos, microempresários e estudantes da região Noroeste de Minas Gerais, foi aberta na noite de 29/7  a oitava e última etapa do Encontro Técnico TCEMG e os Municípios 2014 – Gestão Responsável em Ano Eleitoral. A série de encontros técnicos foi distribuída em oito macrorregiões de Minas com o objetivo de contribuir para a efetividade da gestão de recursos públicos estaduais e municipais, por meio da capacitação de agentes públicos que atuam nos 853 municípios do Estado.[leia mais]

 Em Paracatu, o evento aconteceu de forma conjunta com o núcleo mineiro do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que realizou no mesmo local, a sede do Jóquei Clube Paracatuense, o Fomenta Noroeste 2014, com o objetivo de ampliar o mercado para as micro e pequenas empresas (MPEs) nas compras do poder público.

União apartidária

Conselheiro José Alves Viana representou a Presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, Conselheira Adriene Andrade, na cerimônia de abertura e destacou a importância das informações técnicas que seriam ministradas pelos especialistas do TCE e pelos convidados do Sebrae. “Gostaria que as prefeituras e câmaras se unam ao Sebrae, de forma apartidária, para aproveitar melhor os ensinamentos úteis”, pediu. Além de destacar que “quanto menor o município, mais importante é o papel do Sebrae”, o Conselheiro Viana analisou a atuação preventiva do Tribunal de Contas, cuja “principal função hoje é ser parceiro, estar ao lado do jurisdicionado agindo preventivamente para evitar erros e ilicitudes que comprometam o patrimônio público”.

 

 

A primeira autoridade a falar na cerimônia de abertura foi o Prefeito de Paracatu, Olavo Remigio Condé (foto ao lado), que destacou a importância do evento para a sua cidade, a principal da região, com aproximadamente 90 mil habitantes, situada a 483 quilômetros da capital, 40 da fronteira com Goiás e 230 quilômetros de Brasília.

Foi seguido pelo Conselheiro José Alves Viana e pelo gerente regional do Sebrae, William Rodrigues de Brito(foto abaixo), que declarou que a função do Fomenta é “desmistificar a ideia de que é difícil fornecer para o serviço público” e que estava oferecendo “uma oportunidade para que os microempresários possam entender melhor as compras, licitações e também os avanços da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas”, a denominação da Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006.

 

A seguir, a plateia ouviu o jurista e professor Jair Santana e o evento terminou com uma palestra magna do navegador e escritor Amyr Klink, que em 1984 atravessou sete mil quilômetros do Oceano Atlântico num barco a remo.

O evento tem sequência hoje em duas salas, uma delas exclusiva do Encontro Técnico TCEMG e os Municípios. Ele faz parte de uma parceria com a Associação Mineira de Municípios (AMM) e foi apoiado pela Associação dos Municípios da Micro Região do Noroeste de Minas (AMNOR) e pela Associação Comercial e Industrial de Paracatu (ACE).

 

 

mariana.oliveira administrator

X