Itajubá, cidade de 94 mil habitantes do Sul de Minas Gerais, é a sede de mais uma etapa do evento que começou em 29/05/14 com uma cerimônia de abertura que contou com a participação de autoridades regionais, seguida pela realização de palestras de técnicos da Corte de Contas, especialistas na fiscalização das contas públicas. Ótimo público, composto preferencialmente por estudantes e por técnicos municipais da região, compareceu ao auditório disponibilizado pela Faculdade de Ciências Aplicadas do Sul de Minas Gerais – FACESM.
Capacitação reduz erros
Além da ênfase na preparação dos jovens – grupo em que ele próprio se incluiu, pois tem 33 anos –, o prefeito Rodrigo Lopes também destacou a importância da qualificação técnica. “Dar um cargo público a um profissional mal qualificado é como dar um carro a um motorista sem carteira”, exemplificou. Ele também enfatizou a atuação preventiva da Corte de Contas: “O melhor não é esperar o gestor público errar para multar ou aplicar outra sanção, mas sim capacitá-lo para que ele não erre e com isso evitam-se prejuízos à municipalidade”.
Rodrigo Aparecido Lopes acompanhou o evento também na condição de diretor da Associação Mineira dos Municípios (AMM) e representou o presidente da entidade, Antônio Carlos Andrada, atual prefeito de Barbacena.
Da mesa de direção dos trabalhos também participaram o jovem vice-prefeito de Itajubá, Christian Gonçalves; o Vereador Valdomiro Ribeiro Cortez, que representou a Câmara Municipal de Itajubá; o representante da Câmara Municipal de Piranguçu e dirigente da Associação dos Municípios da Micro Região do Alto Sapucaí (Amasp), Carlos Alberto Vieira Pinto; o professor Hector Gustavo Arango, diretor geral da FACESM; e Cirineu Ferreira dos Santos, dirigente da entidade mantenedora da faculdade.