Tribunal ajuda na preparação de novos técnicos municipais

Bymariana.oliveira
 
O auxílio do Tribunal de Contas na preparação da nova geração de técnicos que vão executar o trabalho de controle do dinheiro público foi o tema do discurso do prefeito de Andradas, Rodrigo Aparecido Lopes, na abertura da etapa de Itajubá do “Encontro Técnico TCEMG e os Municípios 2014”. “Minas Gerais possui muitos prefeitos jovens e as prefeituras também estão contratando técnicos jovens, e para a capacitação técnica deles contamos com a participação do Tribunal de Contas”, declarou.[leia mais]

Itajubá, cidade de 94 mil habitantes do Sul de Minas Gerais, é a sede de mais uma etapa do evento que começou em 29/05/14 com uma cerimônia de abertura que contou com a participação de autoridades regionais, seguida pela realização de palestras de técnicos da Corte de Contas, especialistas na fiscalização das contas públicas. Ótimo público, composto preferencialmente por estudantes e por técnicos municipais da região, compareceu ao auditório disponibilizado pela Faculdade de Ciências Aplicadas do Sul de Minas Gerais – FACESM.

Capacitação reduz erros

Além da ênfase na preparação dos jovens – grupo em que ele próprio se incluiu, pois tem 33 anos –, o prefeito Rodrigo Lopes também destacou a importância da qualificação técnica. “Dar um cargo público a um profissional mal qualificado é como dar um carro a um motorista sem carteira”, exemplificou. Ele também enfatizou a atuação preventiva da Corte de Contas: “O melhor não é esperar o gestor público errar para multar ou aplicar outra sanção, mas sim capacitá-lo para que ele não erre e com isso evitam-se prejuízos à municipalidade”.

Rodrigo Aparecido Lopes acompanhou o evento também na condição de diretor da Associação Mineira dos Municípios (AMM) e representou o presidente da entidade, Antônio Carlos Andrada, atual prefeito de Barbacena.

  1. Diretora da Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo, Natália Araújo, representou a Presidente do TCE, Conselheira Adriene Andrade, e também discursou no evento. Aproveitando o tema levantando pelo Chefe do Executivo de Andradas, ela explicou que conheceu vários prefeitos jovens na região e em outros lugares de Minas Gerais e reafirmou que é importante que eles obtenham auxílio de profissionais qualificados – como os técnicos do Tribunal – para capacitar as novas gerações de técnicos que vão assessorá-los no cumprimento dos deveres constitucionais.

Da mesa de direção dos trabalhos também participaram o jovem vice-prefeito de Itajubá, Christian Gonçalves; o Vereador Valdomiro Ribeiro Cortez, que representou a Câmara Municipal de Itajubá; o representante da Câmara Municipal de Piranguçu e dirigente da Associação dos Municípios da Micro Região do Alto Sapucaí (Amasp), Carlos Alberto Vieira Pinto; o professor Hector Gustavo Arango, diretor geral da FACESM; e Cirineu Ferreira dos Santos, dirigente da entidade mantenedora da faculdade.

  1. Encontro Técnico TCEMG e os Municípios 2014 – “Gestão Responsável em Ano Eleitoral” – é um evento organizado pela Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo, que foi aberto em Uberlândia, nos dias 29 e 30 de abril, e depois passou por Caxambu. Terá sequência em Juiz de Fora (2 e 3 de junho), Governador Valadares (dias 5 e 6) e Belo Horizonte (9 e 10). Paracatu, no Noroeste de Minas, fechará o evento nos dias 29 e 30 de julho.
 

mariana.oliveira administrator

X