TCEMG participa de simpósio de educação em Porto Alegre

Bymariana.oliveira

O Comitê Técnico da Educação (CTE) do Instituto Rui Barbosa (IRB) e o Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCERS) estão realizando hoje (25 de julho de 2019) e amanhã (26), o II Simpósio Nacional de Educação (SINED), em Porto Alegre. O encontro reúne especialistas para discutir temas ligados à execução dos planos de educação, além da apresentação de experiências exitosas de gestão e de ações desenvolvidas no âmbito dos tribunais de contas brasileiros. O conselheiro Cláudio Couto Terrão do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) e a diretora da Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo Naila Garcia Mourthé participam, na tarde de hoje, da Oficina 2 do evento intitulada “Controle Externo e a Educação: experiências e boas práticas dos Tribunais de Contas”. Eles irão apresentar o Programa Na Ponta do Lápis. O programa foi criado pelo TCE de Minas em 2017 e tem como objetivo fortalecer a fiscalização dos recursos públicos aplicados na área da educação.

O II SINED está sendo realizado no auditório do Ministério Público do Rio Grande do Sul e tem como público, além dos tribunais de contas, gestores públicos, parlamentares, controladores, pesquisadores, professores, técnicos educacionais, alunos de graduação e pós-graduação e representantes dos conselhos de educação e do Ministério Público. O conselheiro Cezar Miola, presidente do Comitê Técnico da Educação do IRB e conselheiro do TCERS ressaltou, na abertura do evento, a importância que os tribunais de contas passaram a dar ao tema Educação e enfatizou: “vamos juntos discutir e mapear possíveis soluções para os problemas da educação no país. Nesta quinta-feira, ainda teremos três painéis que abordarão os cinco anos do Plano Nacional de Educação (PNE), a importância do planejamento em educação e os desafios da governança multinível no Brasil”, informou. Clique aqui e veja a programação.

O conselheiro do TCEMG, Sebastião Helvecio; a procuradora do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas de Minas (MPCMG), Cristina Melo; o chefe de gabinete da Presidência do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, Carlos Alberto Pavan e o analista de controle externo do TCE, Paulo Vicente também participam do evento.

Participam também, como apoiadores, a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), a Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracon), o IRB, a Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon) e o Colégio de presidentes dos tribunais de contas.

TCE mineiro foi pioneiro
O primeiro Sined foi realizado pelo Tribunal de Contas de Minas Gerais nos dias 26 e 27 de abril de 2018 com o tema “Escrevendo o Futuro Na Ponta do Lápis”. A iniciativa fez parte do programa “Na Ponta do Lápis”, que reúne as ações do TCEMG no desenvolvimento do controle do ensino público.


Redação: Karina Camargos Coutinho | Coordenadoria de Jornalismo e Redação

mariana.oliveira administrator

X