TCE visita escolas em Nova Lima para preparar auditoria do ensino fundamental

Bymariana.oliveira

Na última sexta-feira, 15 de setembro, a Coordenadoria de Auditoria Operacional (CAOP) do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCEMG) visitou duas escolas do município de Nova Lima, Região Central do Estado, para conhecer melhor a realidade dessas unidades escolares e observar possibilidades de melhor adequação do escopo de auditoria.

Ainda em fase preliminar, o trabalho tem o objetivo de avaliar a gestão municipal, a gestão escolar e a formação e capacitação do corpo docente nos anos iniciais do ensino fundamental. Os demais municípios selecionados para fiscalização foram escolhidos observando os níveis do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

A equipe da CAOP, coordenada por Ryan Brwnner Lima Pereira, fez um teste com os possíveis instrumentos de coleta de dados, como um questionário entregue às diretoras das escolas, que busca avaliar os níveis de instrução dos gestores, além de questões administrativas e pedagógicas.

O trabalho é uma das contribuições que a Auditoria Operacional oferece para o Na Ponta da Lápis, programa lançado no TCEMG no dia 31 de março, que pretende avaliar a qualidade da educação que é oferecida nas escolas de Minas Gerais. A grande novidade do Na Ponta do Lápis é o lançamento de aplicativo para mídias digitais,  que tanto a comunidade escolar, pais, professores e alunos, como o poder público podem acessar para acrescentar informações e verificar qual a situação da escola.

Fred La Rocca/ Coordenadoria de Jornalismo e Redação
Fotografia Coordenadoria de Auditoria Operacional

mariana.oliveira administrator

X