Seminário do TCEMG discute Polêmicas do Orçamento Público com AGE e AGU

Bymariana.oliveira

Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) promoveu nos dias 21 e 22 de outubro, no auditório Simão Pedro Toledo, o seminário Polêmicas do Orçamento Público. O seminário, que teve como público alvo servidores da Advocacia Geral do Estado e da União, foi aberto pela diretora da Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo, Naila Mourthé. A diretora destacou a “importância da parceria entre as instituições para fortalecer a busca pelo objetivo de todos, que é comum”, enfatizou.

O assessor da vice-presidência do TCEMG, Paulo Henrique Figueiredo, abriu os trabalhos técnicos falando sobre Eficiência na Arrecadação Tributária: A Nova Fiscalização do TCEMG. O assessor enumerou alguns exemplos de municípios que já aumentaram sua arrecadação tributária com as primeiras ações do Tribunal de Contas como, por exemplo, Paracatu (Noroeste de Minas) que “passou de uma arrecadação de R$200 mil com o Imposto Territorial Rural para mais de R$5 milhões”.

A coordenadora Flávia Ávila (Foto: Thiago Rios)

A Aproximação dos Controles Interno, Externo, Social e os Ganhos para a Sociedade foi o tema da palestra do analista de Controle Externo do TCEMG, Thiago Henrique da Silva. O analista explicou que o objetivo do Tribunal de Contas é levar, através dos projetos que estão execução pela atual gestão, “um pouco de ânimo para que as pessoas comecem a acreditar que é possível melhorar a arrecadação dos seus municípios”.

Os trabalhos técnicos da manhã do dia 21 foram finalizados pela coordenadora do Escritório de Planejamento Estratégico do Tribunal de Contas de Minas Gerais, Flávia Ávila, que apresentou o Plano Estratégico do TCEMG e a proposta de construção do novo Plano. Na terça-feira, 22, o coordenador de Análise de Contas de Governo Municipais, José Clemente, abordou o tema Finanças Públicas, a analista de Controle Externo Márcia Prímola falou sobre o Relatório Resumido de Execução Orçamentária e Gestão Fiscal e a analista Ana Elisa Oliveira fechou o seminário discutindo Despesas com Pessoal

O analista de Controle Externo Thiago Henrique (Foto: Thiago Rios Gomes)

Thiago Rios Gomes / Coordenadoria de Jornalismo e Redação 

mariana.oliveira administrator

X