Projeto Na Ponta do Lápis é apresentado em Guarda-Mor

Bymariana.oliveira

O assessor da Diretoria-Geral do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), Paulo Vicente Guimarães, apresentou na sexta-feira, 18 de agosto, o Programa Na Ponta do Lápis a agentes públicos de Guarda-Mor (Noroeste de Minas). O projeto AMM nos Municípios – Encontro nas Macrorregiões reuniu 209 pessoas, sendo 24 prefeitos e prefeitas, 30 vereadores, o vice-governador de Minas Gerais, Antônio Andrade, e o subsecretário de Estado de Cidades e Integração Regional, David Costa.

 

Lançado no dia 31 de março de 2017, o programa Na Ponta do Lápis é dividido em três partes: FormaçãoFiscalização e Gestão. Quanto à formação trata-se de uma qualificação dos públicos envolvidos com a educação. Para isso, o Tribunal desenvolve treinamentos com prefeitos, secretários de educação e a comunidade escolar (diretores, professores e outros profissionais das escolas), além da divulgação externa dos Encontros Técnicos do TCEMG e do Projeto Conhecer.

Associação Mineira de Municípios (AMM) já realizou o encontroAndradas (Região Sul do Estado) e Itapagipe (Alto Paranaíba). Entre outras instituições, o TCEMG também assinou, no dia 14 de julho de 2017, termo de cooperação técnica firmado com a AMM, para levar ao interior de Minas Gerais conhecimento aos gestores e servidores públicos, que, muitas vezes, não conseguem vir à capital.

No que se refere à fiscalização, além das auditorias operacionais e de conformidade já existentes no TCEMG como, por exemplo, uma que pretende avaliar o motivo da queda sucessiva, em alguns municípios, dos índices de aprendizagem verificados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o Tribunal realiza outras ações de fiscalização para avaliar a qualidade de educação, gestão e infraestrutura. Por último, a gestão é o monitoramento dos planos municipais de educação, a elaboração de diagnóstico e acompanhamento do cumprimento das metas dos planos de educação dos jurisdicionados, como também a orientação às cidades que necessitam.

mariana.oliveira administrator

X