Iniciativa do município de Aimorés vira tema de reportagem da TV TCE

Bymariana.oliveira

Um pedido da Secretária de Educação de Aimorés (Vale do Rio Doce) em um encontro técnico do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) deu bons frutos. A secretária de educação aimoreense Madalena Patrício se interessou pelo programa de controle externo da educação (Na Ponta do Lápis) depois de assistir a uma palestra da diretora de Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo do TCEMG Naila Mourthé. A palestra ocorreu no encontro técnico “O TCEMG e os municípios” realizado nos dias 3 e 4 de outubro de 2019 em Ipatinga (Vale do Aço). Depois da palestra, a secretária Madalena Patrício procurou o TCEMG para receber treinamento e conhecer melhor o Programa Na Ponta do Lápis. Clique aqui e assista a reportagem da TV TCE.

Pedido atendido, uma equipe do Tribunal de Contas se deslocou, no dia 18 de fevereiro, até o município, que fica a cerca de 440 quilômetros da capital mineira, para levar, durante dois dias, o Programa Na Ponta do Lápis e falar para a comunidade escolar. O treinamento teve o apoio da Diretoria-geral do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais e foi ministrado pela funcionária Fabrícia de Oliveira.

O prefeito de Aimorés Marcelo Marques contou que ao saber do programa aceitou implantá-lo na cidade de imediato “porque sabia que era de grande necessidade e relevância” para a Educação de Aimorés. A diretora da Escola de Contas Naila Mourthé disse que o prefeito Marcelo Marques e a secretária de Educação Madalena Patrício demonstraram ser “gestores visionários porque abraçaram o Na Ponta do Lápis e compreenderam que a ferramenta tem um alto potencial de contribuir para a melhoria da escola pública”.

Programa Na Ponta do Lápis

O Programa Na Ponta do Lápis foi criado pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) em 2017. O Programa tem como objetivo fiscalizar a aplicação dos recursos públicos na área educacional e analisar a infraestrutura do ensino nas cidades. Além disso, busca aproximar a comunidade escolar dos gestores da educação pública buscando soluções para os problemas do cotidiano nas unidades de ensino.


Por Karina Camargos Coutinho | Coordenadoria de Jornalismo e Redação | Diretoria de Comunicação Social

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