Fórum de Educação de Belo Horizonte se reúne no TCEMG

Bymariana.oliveira

Na noite de ontem (22/05), o auditório Simão Pedro, da Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo, recebeu representantes do Fórum Municipal Permanente de Educação de Belo Horizonte para mais uma reunião com objetivo de acompanhar a execução das metas previstas no Plano Municipal de Educação – PME. Estiveram presentes no encontro membros do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG); Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA); Comitê de Mobilização Social pela Educação; Sindicato dos Trabalhadores de Educação da Rede Pública Municipal de BH (SindUTE); Secretaria Municipal de Educação (SMED); Diretoria de Políticas para a Igualdade Racial (Dpir); União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME); União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Minas Gerais (Undime); e a secretária executiva, Vanessa Márcia da Cunha.

IMG_6254

Desde a criação do Fórum, o TCE vem desenvolvendo uma metodologia para o acompanhamento das metas. De acordo com a diretora da Escola de Contas, Naila Mourthé, “o desejo do Tribunal é se aproximar cada vez mais da sociedade para um acompanhamento mais efetivo da política pública de educação”. O TCE possui cadeira cativa no Fórum desde sua criação ao lado de outros 58 membros titulares e suplentes que fazem parte de órgãos públicos, autarquias, entidades e movimentos sociais representativos dos segmentos da educação escolar e dos setores da sociedade, com atuação amplamente reconhecida na melhoria da educação municipal.

Fórum Municipal Permanente de Educação de Belo Horizonte foi instituído no Plano Municipal de Educação (o PME, aprovado pela Lei 10.917/2016). Tem como objetivos elaborar e divulgar avaliações periódicas sobre o alcance das metas e estratégias previstas no PME e propor políticas públicas para assegurar a implementação dessas estratégias e o cumprimento das metas. O Fórum recebe suporte técnico e administrativo da Secretaria Municipal de Educação, a fim de assegurar o seu pleno funcionamento.

Luiz Gustavo Ribeiro / Coordenadoria de Jornalismo e Redação

mariana.oliveira administrator

X