Na Ponta do Lápis inaugura nova fase e visita escolas estaduais da RMBH

Bymariana.oliveira

 

O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) inaugura uma nova fase do seu programa “Na Ponta do Lápis” e nos meses de julho e agosto irá visitar 20 escolas estaduais da “região metropolitana B” de Belo Horizonte (classificação da Secretaria Estadual de Educação). O objetivo principal destas visitas é apresentar o aplicativo móvel “Na Ponta do Lápis” à comunidade escolar e explicar o que é o Tribunal de Contas aos alunos e ao corpo docente. O programa do TCEMG intitulado “Na Ponta do Lápis” prioriza a fiscalização do dinheiro aplicado na área da educação e foi criado pelo presidente deste biênio 2017/2018, conselheiro Cláudio Terrão.

Diretor sendo orientado por membro da equipe do TCEMG (Foto: Karina Camargos Coutinho)

A caravana do TCE se dirigiu hoje (5/7/2018) até o bairro João Pinheiro e desembarcou na Escola Estadual Cândida Cabral. Com cerca de 500 alunos, a instituição oferece ensino médio e educação para jovens e adultos (EJA). O diretor em exercício, Ederson Rodrigues, recebeu a equipe do Tribunal de Contas e foi orientado pela analista de sistemas do TCE, Giselle de Lourdes, sobre o funcionamento da “área do gestor” do aplicativo. Nesse local, os diretores respondem e dão soluções aos relatos enviados pela comunidade por meio do “Na Ponta do Lápis”. “Este é um espaço para ouvir a voz da comunidade pela ferramenta de gestão”, explicou a assessora da presidência do TCEMG, Naila Mourthé. O aplicativo móvel Na Ponta do Lápis possibilita o envio de denúncias e relatos de problemas ao TCE.

A equipe do TCEMG também conversou com os professores (Foto: Karina Camargos Coutinho)

A equipe do Tribunal também conversou com os professores na hora do recreio e com os técnicos da secretaria e apresentou a eles o app e a motivação do Tribunal em melhorar a área da educação. Em seguida, cerca de 50 alunos do 1º ano, com idade entre 14 e 15 anos, ouviram a assessora Naila Mourthé e o assessor da diretoria-geral, Paulo Vicente Guimarães falarem sobre o Tribunal de Contas e sua missão, além do programa e do aplicativo móvel. Um vídeo de animação sobre o tema da corrupção também foi exibido para eles.


Karina Camargos Coutinho | Coordenadoria de Jornalismo e Redação

mariana.oliveira administrator

X