Equipes do TCEPI visitam escolas para divulgar o aplicativo Piauí na Ponta do Lápis

Lançado recentemente pelo Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCEPI), o aplicativo “Piauí na Ponta do Lápis” tem sido divulgado nas escolas do estado para alunos de diferentes séries do ensino fundamental e médio. A ferramenta foi desenvolvida a partir do Programa Na Ponta do Lápis que visa melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e aprimorar a gestão dos diretores de escolas e foi criado pelo TCE de Minas Gerais e disponibilizado ao TCEPI através de um acordo de Cooperação Técnica.

Equipes do TCEPI tem se mobilizado para as visitas que rendem bons momentos de reflexão e conversas com os jovens. Durante os encontros os alunos são questionados com perguntas do tipo “de quem é essa escola?”, ou “os pais de vocês pagam mensalidade para vocês estudarem?”, e a partir dessa interação os servidores vão despertando nos estudantes o interesse em utilizar o aplicativo como uma ferramenta participativa.

Na última quinta-feira (31/10) foram visitadas 4 escolas no município de Picos onde juntas, elas somam mais de mil alunos. Nas conversas com diretores e professores, a equipe buscou entender o dia a dia de cada escola, até para compreender o desempenho de cada uma no Ideb.

Assim como o Na Ponta do Lápis mineiro, a versão do programa piauiense também trabalha em três frentes de atuação: na fiscalização, na gestão e na formação. Na área da gestão um dos destaques é a utilização do aplicativo em smartphones, que estimula o controle social.

O conselheiro substituto do TCEPI, Jaylson Campelo, declarou que “trabalhar com educação é desafiador e o TCE/PI está querendo somar forças com todos para que possamos evoluir, cada vez mais”.

Para ler mais sobre a visita às escolas veja matéria completa aqui: https://www.tce.pi.gov.br/tce-pi-divulga-o-aplicativo-piaui-na-ponta-do-lapis-em-picos/

Luiz Gustavo Ribeiro da Silva / Coordenadoria de Jornalismo e Redação (Com informação do TCE-PI)