Conselheiro do TCE-ES visita TCEMG para conhecer o Programa Na Ponta do Lápis

O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) recebeu ontem, 07/11/2019, o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), Rodrigo Coelho, para conhecer o Programa na Ponta do Lápis. Ele e sua assessora Eliane Cabrini foram recebidos pelo presidente do TCEMG, Mauri Torres, e pelos conselheiros Sebastião Helvecio e Durval Ângelo. Após uma conversa informal entre os conselheiros, a diretora da Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo, Naila Garcia Mourthé, recebeu o visitante na sala de transmissão para apresentar com detalhes o programa com a participação do analista de sistema do TCEMG Jonathan Mafra.

O presidente do TCEMG, Mauri Torres, e os conselheiros Sebastião Helvecio e Durval Ângelo receberam o conselheiro do TCES e sua assessora no gabinete da presidência (Foto: Luiz Gustavo Ribeiro)
O presidente do TCEMG, Mauri Torres, e os conselheiros Sebastião Helvécio e Durval Ângelo receberam o conselheiro do TCEES e sua assessora no gabinete da presidência (Foto: Luiz Gustavo Ribeiro)

Naila abrangeu desde a criação do aplicativo (app) – lançado em 2017 -, até a forma como ele tem sido apresentado e aplicado na comunidade escolar (diretores, professores e outros profissionais das escolas, além de associações de pais e estudantes) e para o restante da sociedade. A diretora demonstrou, através de slides, fotos de “antes e depois” de algumas escolas que obtiveram resultados positivos com o uso da ferramenta.

A visita se estendeu até o Centro de Fiscalização Integrada Suricato (Foto: Luiz Gustavo Ribeiro)

Após a apresentação o conselheiro do TCE-ES expôs suas impressões e também explanou sobre alguns trabalhos na área da educação em andamento em seu Tribunal de origem. “Essa visita é uma ótima oportunidade para a troca de experiências e o fortalecimento do controle social”, destacou Rodrigo. O conselheiro informou que veio “no intuito de conhecer o processo de trabalho e a tecnologia utilizada no programa Na Ponta do Lápis para, posteriormente, levar para os conselheiros para que seja avaliada a possibilidade de aplicar no TCE-ES”.

O conselheiro do TCEES, Rodrigo Coelho, também estive na Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo (Foto: Luiz Gustavo Ribeiro)
O conselheiro do TCEES, Rodrigo Coelho, também esteve na Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo (Foto: Luiz Gustavo Ribeiro)

A visita se estendeu até o Centro de Fiscalização Integrada Suricato, onde o conselheiro e sua assessora puderam conhecer as ferramentas de fiscalização utilizadas para a produção de informações estratégicas. Eles também estiveram na Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo e conversaram com o coordenador do curso de pós-graduação, Evandro Guerra, sobre o modelo de capacitação da escola.

Luiz Gustavo Ribeiro / Coordenadoria de Jornalismo e Redação