Conselheiro Cláudio Terrão ministra palestra

Com apoio da Escola de Contas realizou-se no Centro Acadêmico Afonso Pena (Caap) da Faculdade de Direito da UFMG o congresso “Corrupção: Diálogos interdisciplinares”. O evento, ocorrido nos dias 19 a 23 de agosto, teve a participação de mais 200 estudantes.[leia mais]

O Conselheiro Cláudio Couto Terrão, atual Conselheiro Corregedor e Presidente do Colégio de Corregedores e Ouvidores dos Tribunais de Contas do Brasil, componente da mesa de debates, proferiu a palestra “Os mecanismos institucionais de controle de corrupção.” O tema despertou interesse dos alunos, presentes até o final da noite, desejosos de conhecer sobre o papel do Tribunal de Contas.

O conselheiro destacou a necessidade de maior participação do cidadão, por meio das ouvidorias dos órgãos de controle, no exercício do controle social. Também fez parte da mesa de debates Márcio Almeida do Amaral, Analista de Finanças e Controle, Coordenador do Núcleo de Ação de Prevenção da Corrupção, da Controladoria-Regional da União em Minas Gerais. Colaborador eventual da Escola de Administração Fazendária (ESAF), o representante da CGU salientou a importância da seletividade e inteligência no combate à corrupção.
O congresso contou também com a participação do Professor de Ciência Política Fernando Filgueira, professor adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), do Departamento de Ciência Política (DCP) – onde também ocupa a posição de chefe do departamento -, que demonstrou ter vasto conhecimento das instituições de controle ali presentes, enfatizando que elas precisariam trabalhar mais conjuntamente, em verdadeira rede de combate à corrupção.