Auditor federal do TCU realiza curso de Tomadas de Contas Especiais

Bymariana.oliveira

O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) ofereceu, na última sexta-feira, 10/05, o curso de atualização em Tomadas de Contas Especiais (TCE) a seus servidores. O palestrante foi o servidor do TCU Leonardo Felippe Ferreira, que comandou o curso no auditório Simão Pedro, da Escola de Contas. O objetivo do evento foi a compreensão e atualização dos procedimentos referentes à Tomada de Contas Especiais com foco no Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais e também no Tribunal de Contas da União.

O auditor federal de controle externo do TCU falou sobre a instauração, processamento, julgamento e os possíveis encaminhamentos da TCE. Além disso, explicou sobre a previsão normativa e pressupostos de instauração, dando exemplos com situações reais e abrindo espaço para o público também comentar sobre o assunto.

Leonardo detalhou as características da TCE e explicou como é feita a sistemática e o processamento do cálculo de débito, bem como suas etapas e fases do processo. Outros pontos levantados foram o parcelamento do débito e/ou multa, além das consequências do julgamento das contas. Durante todo o curso, o auditor dialogou com o público e analisou situações levantadas por ele.

Após a apresentação de Leonardo, a servidora do TCEMG Heloísa Helena Nascimento Rocha levantou alguns pontos divergentes entre os procedimentos adotados no Tribunal de Contas do Estado e no TCU.

Coordenadoria de Jornalismo e Redação / Luiz Gustavo Ribeiro

mariana.oliveira administrator

X