Associações regionais fazem parceria com o TCE na orientação

Bymariana.oliveira

A importância da parceria entre associações regionais de municípios e o Tribunal de Contas foi o tema do discurso do prefeito de Conselheiro Pena, Roberto Balbino de Oliveira, na sessão de abertura de mais uma etapa do “Encontro Técnico TCEMG e os Municípios 2014”. O evento foi aberto hoje (05/06/2014) em Governador Valadares, região Leste de Minas Gerais, e tem a finalidade de aprimorar os conhecimentos dos técnicos das cidades situadas na região do Vale do Rio Doce.

Além do prefeito de Conselheiro Pena, cidade de 23 mil habitantes situada a 90 quilômetros de Governador Valadares, Roberto Balbino preside a Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Doce (Ardoce), que representa os interesses de 15 municípios da região. A Ardoce participou ativamente da organização do evento, juntamente com a Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo, setor do Tribunal que tem a responsabilidade da atuação pedagógica.[leia mais]

 Uma faculdade municipalista

Da mesa de direção dos trabalhos também participaram a coordenadora da Escola de Contas, Sílvia Araújo, que representou a Presidente Adriene Andrade; a superintendente da Associação Mineira de Municípios (AMM), Cristina Márcia Mendonça, que representou o presidente da associação, Antônio Carlos Andrada, atual prefeito de Barbacena; e o Capitão Fernando Costa e Silva, assessor de comunicação organizacional da 8ª Região Militar.

A superintendente Cristina Márcia Mendonça falou sobre a atuação da associação na divulgação de informações úteis aos municípios mineiros e destacou que no próximo dia sete de junho será realizado o primeiro vestibular da Faculdade Municipalista Mineira (FAMM), criada através de um convênio entre o Instituto AMM de Extensão e Pesquisa e a Faculdade Presidente Antônio Carlos de Nova Lima (Fupac). A FAMM tem enfoque em gestão pública e está começando com os cursos de Direito e Administração.

A coordenadora Silvia Araújo apresentou uma palestra sobre o tema “Gestão e Eleição”, e usou a sua experiência de professora para apresentar informações sobre a relação entre cidadania e voto a partir da Grécia Antiga, que já praticava um formato diferente de democracia.

O “Encontro Técnico TCEMG e os Municípios 2014 – Gestão Responsável em Ano Eleitoral” – é um evento organizado pelo Tribunal de Contas, por meio da Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo que foi aberto em Uberlândia, nos dias 29 e 30 de abril, e depois seguiu por Caxambu, Montes Claros, Juiz de Fora, Itajubá e chegou a Governador Valadares. Por causa da Copa do Mundo só retornará em Belo Horizonte em 22 e 23 de julho e depois acontecerá em Paracatu, no Noroeste de Minas, nos dias 29 e 30 de julho.

A superintendente Cristina Márcia Mendonça; o prefeito de Conselheiro Pena, Roberto Balbino; a Coordenadora da Escola de Contas, Sílvia Araújo e o Capitão Fernando Costa e Silva, assessor de Comunicação Organizacional da 8ª Região Militar

A SUPERINTENDENTE CRISTINA MÁRCIA MENDONÇA; O PREFEITO DE CONSELHEIRO PENA, ROBERTO BALBINO; A COORDENADORA DA ESCOLA DE CONTAS,SÍLVIA ARAÚJO E O CAPITÃO FERNANDO COSTA E SILVA, ASSESSOR DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL DA 8ª REGIÃO MILITAR

 

mariana.oliveira administrator

X